Não tem jeito, as clinicas estão para nossos bichinhos, assim como os hospitais estão para nós. Então, pelo amor que temos a nossos peludos, não podemos nos esquivar da responsabilidade de leva-los a uma clínica veterinária.

Então, pelo amor que temos a nossos peludos, não podemos nos esquivar da responsabilidade de leva-los a uma clínica veterinária.

Isto porque no mundo animal, existe uma infinidade de doenças que se não forem tratadas com cuidados, pode levar nosso pet até mesmo à morte. Sei que é triste dizer isso, mas, nossos bichinhos também são frágeis e precisam de muito amor e cuidado.

Conheça as principais doenças que atingem nossos cães e gatos

Realmente existem doenças que costumam ser devastadoras, acabando com a saúde do pet em questão de dias, entretanto, existem também aquelas silenciosas, que apenas um check-up pode encontrar. Vamos então falar um pouco sobre elas

Insuficiência renal

No geral, a insuficiência renal aguda (IRA) atinge muitos gatos e pode ser causada principalmente por intoxicação alimentar, por traumas ou infecções. Entretanto, a doença renal crônica (DRC) é mais grave, pois causa a perda gradual das funções do rim. Essa no entanto, pode aparecer por motivos genéticos, por idade já avançada ou devido a infecções.

    Principais sintomas:

  • Falta de apetite, cansaço e perda de peso,
  •  Vômitos seguido de diarreia,
  • O Gato passa a beber mais água e há um volume maior de xixi.

Tratamentos e prevenção

O tratamento para a insuficiência renal depende muito do grau de evolução em que ela se encontra, mas no geral, incluem tratamentos com remédios, mudança na dieta e acompanhamento constante.

Neste caso, se trata de uma doença de difícil prevenção, por isso é importante visitar o veterinário para realização de exames periódicos, assim como oferecer ao felino uma alimentação saudável e ter um cuidado maior para evitar intoxicações.

Intoxicação

Sabemos que o gato é um animal extremamente independente e curioso, porém, isso muitas vezes pode lhe trazer problemas, como ingerir plantas ou insetos venenosos, assim como comer coisas que possam estar envenenadas causando uma intoxicação.

Principais sintomas

Os sintomas são bem parecidos com a insuficiência renal, sendo eles:

  • Moleza,
  • Ausência de apetite,
  • Vômito e diarreia,
  • Febre.

Prevenção e tratamento

Neste caso, jamais tente curá-lo com remédios caseiros. É essencial que leve o bichinho para uma clínica veterinária imediatamente para que ele seja tratado com remédios para desintoxicação. Além disso, é importante que você fique sempre dê olho no seu felino, no ambiente em que ele vive e nas coisas que ele coloca na boca.

Leishmaniose

Se trata de uma das principais doenças que acometem nossos bichinhos. Todavia, ela é transmitida apenas através da picada do mosquito Lutzomyia longipalpis conhecido como “mosquito-palha” ou “mosquito pólvora”.  Além dos pets, a doença também atinge seres humanos, entretanto, só é transmitida através do mosquito infectado com o protozoário.

Principais sintomas

            Existem muitos sintomas, que a princípio são parecidos com os de doenças menos severas, sendo eles:

  •  Problemas de pele, perda de peso e presença de feridas de difícil cicatrização
  •  Aumento do fígado e do baço,
  • Febre e diarreia.

Tratamentos e prevenção

 Infelizmente, essa doença pode ficar incubada por 03 meses ou até mesmo 06 anos. Sendo que o animal pode estar contaminado sem que o dono saiba.

Por esse motivo, levar seu pet a uma clínica veterinária para realizar o check-up é a melhor forma de prevenção. Atualmente, existe uma vacina para prevenir essa doença. Porém, caso o animal já esteja infectado, existem tratamentos com medicamentos, Todavia, quanto antes a doença for detectada, mais eficaz será o tratamento

Doença do Carrapato

       Essa doença costuma ser de difícil identificação, principalmente para pets que passam muito tempo sozinhos. No entanto, sua principal característica é deixar o animal mais tristinho.   

Principais sintomas

  • Anemia,
  • Febre, cansaço e perda de vitalidade
  • Perda de apetite,

Tratamentos e prevenção

  A melhor forma de prevenir são consultas periódicas, também é muito importante o controle do ambiente em que o pet vive. Todavia, existem tratamentos com remédios para essa doença.

Neste post citamos apenas algumas doenças, porém, as mais comuns de aparecerem. Por isso, apenas com acompanhamento de um profissional é que seu bichinho pode ter uma vida segura e livre de doenças.

Deixe aqui seu e-mail e receba cupons de desconto!

Cão Maravilha Clínica Veterinária ©  {♥}. Todos os Direitos Reservos. - Seoexpress