Antecipadamente saber os sintomas da raiva canina é importante para identificar essa doença prejudicial, temida por ter uma taxa alta de mortes.

Portanto é muito perigosa tanto para nossos pets quanto para seres humanos, ela é considerada zoonose, ou seja, é contagiosa em humanos, sendo mais perigosa ainda.

Contudo, mostraremos abaixo alguns cuidados e precauções, e também o método de tratamento contra raiva canina.

O que é a raiva canina?

Desde já, a raiva é conhecida entre os humanos e cachorros, mas ela também infecta morcegos, felinos e mamíferos, contudo você já de perguntou porque ser mais popular com os cachorros?

A princípio a raiva no ano de 2003, o principal meio de contagio foi através dos cães para os humanos no brasil. Explica Dr. Kátia Vulpini medica veterinária, que trata-se de um vírus que causa uma doença a infecciosa. O vírus se instala nos nervos do hospedeiro e assim vai ate ao cérebro causando inflamações onde ele se encontra.

A raiva é tão perigosa que mata quase todos que ela infecta, sendo assim a taxa de mortalidade dessa doença se torna 100%.

Como é o contágio?

Em primeiro lugar o vírus da raiva geralmente se aloja nas glândulas salivares do infectado, a principal característica dessa doença é a agressividade, descrita como ”raiva”, portanto o contagio se da por meio da mordida, os mais conhecidos transmissores são os cachorros e morcegos.

Sobretudo o que muitas pessoas não sabe que a raiva pode ser transmitida por outros animais, tais como: guaxinins e gambás. Então deve tomar o cuidado necessário com os animais que vivem em áreas rurais também, e prestar atenção nos sinais.

Quais os sintomas de raiva canina nos PETS:

O sintoma principal da raiva é quando o animal começa a salivar descontroladamente, e ter uma baba mais esbranquiçada. Porém a raiva nos cães geralmente, possui mais de dois estágios explica os médicos veterinários. Alguns deles são:

  • Agressividade
  • Medo
  • Demência

Depois de passar pelo estagio de ”fúria” eles passam pela parte ”paralitica” apresentando dificuldades em:

  • Salivar descontroladamente
  • dificuldade em mover os membros
  • ficar em completa paralisia

O vírus se espalha rapidamente, na maioria dos casos o paciente vai a óbito em menos de 48 horas após o desenvolvimento da doença.

Como tratar a ”raiva” e saber o diagnostico correto?

A maioria dos casos de raiva não possui cura, quando os sintomas aparecem o animal infectado vem a óbito, oque ocorre doenças neurológicas diferentes, entrando em contato com uma clinica veterinária ou levando em uma poderá lhe informar, mas se for raiva não possui cura.

A raiva canina não possui uma cura ou tratamento, a forma mais recomendada é a eutanásia.

tags: clinica veterinária na zona norte para mais curiosidade sobre pets clique aqui

Leave a comment

Deixe aqui seu e-mail e receba cupons de desconto!

Cão Maravilha Clínica Veterinária ©  {♥}. Todos os Direitos Reservos. - Seoexpress